domingo, 20 de setembro de 2009

Comentario critico do filme o terminal



O filme “O Terminal” narra à história de Viktor Navorski, cidadão da Europa Ocidental, que viaja para Nova York para realizar o sonho de seu pai, conseguir o autógrafo de um famoso cantor de jazz; Viktor, porém, fica preso no aeroporto porque seu país sofre um golpe de Estado e com isso seu passaporte perde a validade, assim ele não pode entrar nem sair dos Estados Unidos. Viktor tenta comunicar-se com o diretor do aeroporto, mas devido ao pouco que conhece da língua, a comunicação é falha, sendo necessário inclusive dispor de recursos de comunicação não verbal. Como objetos, imagens e gestos.

Merece destaque a perseverança, que leva o personagem a aprender o código lingüístico o qual estava submetido, no caso, o idioma inglês. Na tentativa de superar e resistir ás exigências que o convívio com o outro demanda, isto observado no objetivo principal dele de conseguir uma assinatura e na conquista de uma companheira. E é justamente no processo de apropriação deste código lingüístico, que Viktor compreende mais claramente o processo de regras e normas que regem o aeroporto e amplia a interação que trava com os funcionários de lá.

Observam-se vários elementos de comunicação presentes no filme um deles seria a astúcia do Sr. Frank Dixon, diretor do aeroporto quando faz a leitura dos sinais indicativos de que um passageiro não viajava com nozes para sua sogra, seja por não usar aliança ou por não ser amável com a sogra se estivesse divorciado.

A comunicação é imprescindível na vida dos indivíduos, devem-se observar atentamente os sinais verbais e não verbais, para evitarem-se inconvenientes, a exemplo do filme no momento em que Viktor entra no banheiro feminino, ou quando as pessoas escorregam no piso molhado mesmo diante de uma placa indicativa.

Relevância, também para a comunicação não verbal explicita em diversos momentos quando apesar da dificuldade com o idioma, ele vai superando passo a passo as demandas do cotidiano, numa demonstração clara das possibilidades que o individuo tem de comunicar-se com o contexto social onde está inserido, tendo que superar desafios e utilizar as diversas formas de comunicação, para interagir com as pessoas. De modo que, ao observar as dificuldades e as superações vividas pelo personagem, percebe-se que a comunicação é por si só completa, seja verbal ou não verbal.

Um comentário:

  1. Muito bom o trabalho de vocês. Parabéns!!! A análise foi ótima.

    Bianca Ribeiro

    ResponderExcluir