quinta-feira, 12 de novembro de 2009

século XX: Nós que aqui estamos, por vos esperamos



O século XX caracterizou-se por ter sido um período de grande avanços tecnológicos, científicos e sociais. Inclusive na área da Psicologia tendo em vista que foi justamente neste momento histórico que esta adquiriu conotação científica. Apesar de ser, considerado um período bastante prodigioso, o século XX ainda é visto por muitos, como a era dos grandes massacres como de fato ocorreu nas fatídicas 1° e 2° guerras mundiais. Já que nunca se matou tantas pessoas como neste século.
O documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, dirigido por Marcelo Masagão , é uma memória do século XX e portanto, traz à tona inúmeros fatos históricos que o marcaram como as já citadas 1° e 2° guerras mundiais, o processo da revolução industrial, a luta das mulheres por igualdade de gênero , a grande crise econômica que desestruturou o mundo nos fins dos anos 30, a ascensão de regimes totalitários como na Alemanha nazista, a aniquilação em massa de milhares de japoneses pelas bombas que explodiram nas cidades de Hiroshima e Nagasaki e a nudez feminina sendo vista cada vez mais com naturalidade.
O século XX, portanto, foi um momento histórico carregado de inovações e revoluções que resultaram em quebra de paradigmas e normas por muito tempo imputadas à sociedade. Vale ressaltar que situações como esta, onde o indivíduo desperta em si um caráter desafiador fazem com que a subjetividade privatizada entre em crise. De modo que cada indivíduo passe a olhar mais para o que diz respeito ao seu eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário